Edifício Banespa

Edifício Altino Arantes (também conhecido como Edifício Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da Capital Paulista, sendo o terceiro arranha-céu mais alto da Cidade e o sétimo mais alto do Brasil. Construído a partir de 1939, pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros, para sediar o então  Bancodo Estado de São Paulo (Banespa), e, inaugurado em 1947 também por Ademar de Barros quando este era governador de São Paulo.

Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque, Estados Unidos, com 161,22 metros de altura, seus 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas, em 1948 foi considerado nos anos 40 a maior construção de concreto armado do mundo por uma revista francesa, contrariando os padrões da época, pois os demais prédios eram construções de estrutura metálica ou mistas de metal e concreto.

O nome foi uma homenagem ao paulista, jurista e político, Altino Arantes, o primeiro presidente da instituição financeira BANESPA. Arantes deixou um legado sem presidentes na historia de São Paulo tanto no desenvolvimento histórico como na economia da Cidade. O edifício também sediou por muitos anos a instituição financeira estatal, o que possibilitou a sua visibilidade como centro de referencia nas operações financeiras do Estado.

A vista monumental deste edifício por sim só o torna cenário de cartão postal da Cidade, mas é pelo alto do mirante é possível ter a visão de um raio de 360º graus e que atinge a vista de cerca 40 de quilômetros de distancia, de onde é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro da Cidade.

Atualmente o mirante é de propriedade do Grupo Santander Brasil S.A, a qual vem fazendo obras de melhorias no edifício. Infelizmente em virtude destas obras, a visitação do publico tornaram-se suspensa (temporariamente). A Cidade de São Paulo, teve e soube reconhecer os personagens que influenciaram o crescimento e sua expansão. O edifício Banespa foi um desses reconhecimentos.

Davi da Cunha

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Altino_Arantes

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/pontos-turisticos/178-banespao-edificio-altino-arantes